top of page

O espiritismo

  • Foto do escritor: mundoespiritualista
    mundoespiritualista
  • 26 de fev. de 2020
  • 3 min de leitura


Em quase toda a literatura que fala sobre o surgimento do espiritismo, encontra-se a informação que a doutrina foi criada por Kardec no séc. 19. No entanto eu costumo dizer que Kardec não criou o espiritismo no séc. 19, o espiritismo provém do início da humanidade, apenas era chamado por outros nomes. Na verdade, o espiritismo foi revelado a Kardec no séc. 19.

Existe uma máxima entre os espíritas que diz’ ''O telefone nunca toca do lado de lá”. Isso quer dizer que a comunicação entre desencarnados e encarnados apenas acontece quando o espírito decide se é o momento certo e adequado para que isso ocorra.

Muitas revelações do plano espiritual ainda não podem ser feitas, pois os espíritos de determinada época não têm evolução e conhecimento suficiente para conceber tal ideia.


No século 19 estava em alta nos teatros e casas europeias, principalmente na França, um tipo de apresentação sobrenatural chamada de mesa flutuante. As pessoas se divertiam com esses supostos fenômenos e cada vez mais eles aumentavam.

Kardec como buscador da verdade decidi então investigar esses fenômenos e não demora muito para descobrir que eram fenômenos criados pelo apresentador, não existia nada de sobrenatural no fenômeno e sim tudo era feito para criar a ilusão de que a mesa flutuava sozinha. No entanto longe dos teatros e das casas luxuosas da alta sociedade esse fenômeno também acontecia, porém sem alardes e sem publicidade.



Após demonstrar a fraude nas apresentações teatrais, Kardec passa , após convite, a participar das sessões que ocorriam em casas simples e com número bem reduzido de pessoas , no entanto sua participação se deu no início com único o propósito de provar a fraude no fenômeno, mas para a surpresa de Kardec , ele não consegue demonstrar fraude nesses fenômenos, e conclui que esses casos aconteciam através da participação dos mortos, que futuramente ele passou a chamar de desencarnados.


Confirmando a veracidade dos fatos , Kardec passa então a estudar e tentar entender o fenômeno e através das médiuns, nome esse que Kardec criou posteriormente, as irmãs Julie e Karoline e de outra jovem Ruth Japhet, que recebiam mensagens dos desencarnados , ele passa a entrevistar esses espíritos, dizem que foram em média 10 espíritos entrevistados num período de 20 meses, sempre fazendo perguntas sobre o mundo espiritual e além de cruzar as perguntas ou repeti-las para testar a veracidade das mesmas. Kardec então escreve o livro dos espíritos, a base da doutrina espírita


Mas o que prega o espiritismo ?

A doutrina espírita basicamente prega que todo espírito encarnado , uns mais outros menos evoluídos, estão no plano terrestre em busca de crescimento e aprendizado espiritual e essa evolução somente pode ser alcançada através da caridade e o amor ao próximo, porém precisa ser uma caridade sem interesse em qualquer tipo de recompensa e sem que se faça apenas para preencher o ego. Sabendo-se que esse tipo de evolução é muito difícil de ser alcançada em uma única encarnação, poucos espíritos que passaram pela terra conseguiram, é fato entre os espíritas a crença na reencarnação, para que o espírito possa ter a chance de evoluir e reparar possíveis erros cometidos numa vida anterior.


No Brasil o espiritismo é muito difundido e praticado, sendo o país com o Maior número de espíritas. Calcula-se cerca 3,8 milhões autodeclarados e 30 milhões de simpatizantes. O mais conhecido foi Chico Xavier, médium que escreveu centenas de livros, além de psicografar milhares de cartas, uma delas inclusive sendo usada para absolver um réu em um tribunal.

Para saber mais sobre a doutrina espírita aconselha-se a ler primeiramente o livro dos espíritos


Comments


©2020 por MUNDO ESPIRITUALISTA. 

bottom of page