Como funciona a terapia de regressão
- mundoespiritualista
- 28 de fev. de 2020
- 3 min de leitura
Em uma série de posts sobre regressão apresentarei informações sobre o tema, como funciona, para que serve, o que é regressão, como são as sessões e mais informações sobre essa fascinante área.
A primeira coisa a saber sobre o tema é que ele ainda é muito romantizado e isso causa uma ideia equivocada sobre a técnica.
Terapeutas despreparados ou terapeutas sem muita ética, acabam por muitas vezes induzindo o paciente a ter certas lembranças apenas para agradar a pessoa e fazer com que essa volte a fazer mais sessões.
Então devemos saber sempre que: Provavelmente você não foi um principie ou princesa, nem ao menos rei ou rainha. Não que seja impossível, mas é pouco provável. Eu mesmo já fiz centenas de regressões e nunca um dos meus pacientes foi um rei ou algo do gênero, pelo contrário, a maioria foram pessoas comuns, vivendo vidas comuns como vivem na vida atual.
Nos próximos textos falarei mais sobre isso. Até lá e boa leitura.
Introdução à regressão.

A regressão é uma das grandes técnicas da psicoterapia, pois integra duas dimensões dentro do mesmo processo, uma psicoterapêutica e outra meta-física (além do físico). A regressão visa explorar e liberar bloqueios emocionais e complexos mentais assim como as outras psicoterapias, a diferença, no entanto se dá ao fato de a regressão ter uma capacidade maior para alcançar recordações inconscientes e subconscientes escondidas, ou seja, bloqueadas pela pessoa. Com relação à regressão a vidas passadas alguns pontos devem ser esclarecidos. Primeiro não é necessário que o cliente acredite em vidas passadas para passar pelo processo de regressão. Na realidade quanto menos crenças a pessoa tiver mais fácil será o processo, pois o cliente não trará consigo expectativas capazes de dificultar o processo em si. Algumas visões durante as sessões são de extrema clareza e não deixam dúvidas de que fizeram parte da vida da pessoa. O segundo ponto a ser esclarecido é o fato de que a regressão não visa escrever um romance sobre as vidas passadas e sim ajudá-lo a se livrar de traumas e bloqueios que de certa formam atrapalham sua vida atual. O terceiro ponto e o principal é o fato de que o terapeuta jamais deve querer provar a existência de vidas passadas e sim usar as técnicas para ajudar seu cliente a lidar com seus problemas.

AS lembranças são reais?
Alguns pacientes chegam a regredir várias vidas. Após o processo o terapeuta consegue separar através de suas técnicas o q foi real do que foi imaginação. Embora tudo que o cliente vivenciou e imaginou tenha um significado psicológico é necessário distinguir sempre o q é real do que foi apenas fantasia.
Muitos pacientes não conseguem negar que vivenciaram uma experiência de outra vida, pois conseguem informações e vivenciam experiências impossíveis de serem falsas.
Existem centenas de estudos de casos, experiências vividas em consultórios que demonstram claramente que o cliente realmente se lembrou de outras vidas, deixando quase impossível a hipótese de serem apenas imaginação, muitos pacientes não conseguem negar que vivenciaram uma experiência de outra vida.
Como funciona a regressão.
Há dois tipos de regressão, o clássico onde a pessoa vê tudo como se fosse um filme ou se estivesse passando em sua frente. No padrão clássico é possível reviver um fato exatamente como ele ocorreu cena por cena, inclusive viver novamente todas as emoções sentidas no momento do ocorrido. Por este motivo é muito comum a pessoa durante as sessões de regressão gritar, sentir dor, chorar, sentir frio, medo, raiva entre outros, cabe ao terapeuta controlar essas situações.
O segundo tipo de regressão é chamado de fluxo de momento chave. Neste padrão o inconsciente entrelaça momentos mais marcantes de várias fases da existência anterior que geralmente causaram o trauma. Nesse padrão a pessoa verá várias cenas passando pela sua mente, terá vários tipos de sentimentos, o terapeuta deve estar atento em todos os detalhes, pois será necessário montar um quebra cabeça para conseguir decifrar o que acorreu na vida passada da pessoa que acabou causando o trauma.

Embora algumas pessoas regridam pelo padrão momento chave, em sessões posteriores esse padrão poderá passar para o clássico, isso ocorre, pois com o tempo o inconsciente vai desbloqueando e permitindo a pessoa reviver aquelas cenas que foram reprimidas.
Geralmente nas primeiras sessões de regressão a pessoa não se lembrará de eventos ocorridos em sua vida anterior, mas sim das emoções que sentiu durante o evento. Isso ocorre devido ao fato de as lembranças serem arquivadas na mente de acordo com as emoções que elas despertam na pessoa.
Ao ouvir uma música que lembra uma decepção amorosa do passado, primeiramente sente-se a emoção do evento, como um aperto no peito, tristeza ou angústia para depois ter às lembranças do fato em si. Ao sentir um cheiro que faz lembrar o passado, primeiramente sente-se a emoção para depois serem liberadas as lembranças.
コメント